O exame de beta hCG é um dos melhores testes para confirmar a gravidez, sem ser pela ultrassonografia e é detectado em pequenas quantidades na corrente sanguínea. O hormônio hCG, mais especificamente a fração beta, é detectado a partir de 5,0 mlU/ml no sangue e esse cálculo é chamado de beta quantitativo.
Os testes atuais permitem identificar o hCH a partir do 10º dia de fecundação ou no primeiro dia após o atraso menstrual, sendo assim recomendado para obter um resultado mais fidedigno. O beta hCG também poder ser chamado de qualitativo, mas, indica o mesmo exame. Veja!
O que é hCG?
O HCG é um hormônio proteico chamado gonadotrofina coriônica humana secretado pelas células do trofoblasto que posteriormente darão origem à placenta. Esse hormônio é secretado durante a gravidez e possui a função de manter o corpo-lúteo (glândula endócrina que se desenvolve no ovário) durante o primeiro período gestacional, ele inibe a menstruação e garante que não ocorra uma nova ovulação.
O corpo-lúteo secreta dois hormônios importantes para o corpo: a progesterona e o estrogênio que auxiliarão na manutenção da gravidez e o desenvolvimento saudável do feto.
O hCG tem a estrutura molecular e função parecida ao do LH (hormônio luteinizante). Sua molécula é dividida em duas subunidades, alfa e beta, onde a alfa é também parte dos hormônios LH, FSH e TSH. Portanto, os testes que detectam apenas a subunidade beta do hCG são mais específicos.
Vale ressaltar que, o hCH também é elevado em condições que desregulam a produção hormonal, normalmente ocasionada por alguma doença grave.
Beta hCG quantitativo x beta qualitativo
O exame de beta quantitativo é solicitado para detectar a gravidez ou caso haja suspeita de distúrbios hormonais graves e o resultado indica a concentração do hormônio por mL sanguíneo. Além disso, os valores de referência vem seguido de indicação do que o resultado significa.
A maior parte dos laboratórios utiliza os seguintes valores de referência:
- ß-hCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo
- ß-hCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido
- ß-hCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo
Sendo o resultado indefinido por motivos de inexistência de gravidez em curso ou gestação muito recente, quando ainda não houve tempo do hCG ser produzido em quantidades suficientes para ser detectado no sangue. Nesses casos, deve-se repetir o teste após três dias.
O exame de beta qualitativo é um teste de gravidez onde o resultado dado será apenas ‘’positivo’’ e ‘’negativo’’. Geralmente esse exame é o teste de farmácia, realizado com a urina do paciente, e não costuma ter muita sensibilidade de resultado pois, para detectar a gravidez terá que ter uma concentração de hormônio na urina muito maior. O resultado tende a ser:
- Beta qualitativo positivo: indica gravidez
- Beta qualitativo negativo: não há gravidez em curso ou as concentrações na urina estão muito pequenas.
Exame de beta quantitativo em homens
O exame de beta quantitativo também pode ser solicitado e realizado em homens pois, assim como nas mulheres pode indicar uma desregulação hormonal, no sexo masculino também. O resultado elevado desse hormônio nos homens pode indicar tumor de células germinativas (TCG).
As células tumorais produzem hCG e geralmente são a partir das células germinativas do testículo produtoras de espermatozoides, representando assim 40 a 50% dos pacientes com altos níveis séricos do hormônio. Portanto, é importante não descartar a possibilidade de um resultado sair positivo para os homens, sendo de extrema importância no prognóstico do paciente.
Vale ressaltar que em mulheres também pode indicar a presença de tumores ovarianos apesar de não ser tão específico.